Outubro Rosa - Participe da Luta contra o Câncer de Mama

Publicado em 04/10/2016


Outubro Rosa - Participe da Luta contra o Câncer de Mama

O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, outros não.

Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.
Em 2015, para o Brasil, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Na região Norte, é o segundo mais incidente.

Como ele pode ser percebido?
O câncer de mama é percebido com um caroço acompanhado com dor ou não. A pele da mama pode ficar vermelha ou parecida com uma casca de laranja, também pode surgir alterações no bico do peito, como coceira, descamação e saída de secreção. Também podem aparecer pequenos caroços nas axilas. Lembre-se de que nem sempre essas alterações são sinais de câncer.

É possível descobrir a doença mais cedo?
Procure o posto de saúde mesmo que não tenha alterações em suas mamas, porque o câncer de mama pode não ser percebido, o risco da doença aumenta conforme a idade. Mulheres acima de 40 anos devem consultar o médico anualmente para realizar seus exames de rotina.

Quais fatores aumentam o risco de ter câncer de mama?
Obesidade, reposição hormonal, não ter filhos, não amamentar, o consumo de bebidas alcoólicas, histórico pessoal ou familiar de câncer de mama. A partir dos 40 anos.


Faça o auto exame e oriente as mulheres próximas a você. Investir em prevenção é extremamente importante e ajuda a salvar vidas. Previna-se!



Fonte: https://goo.gl/6ntpbM

Outras notícias