SERVIÇOS

Transfusão Hospitalar
de Hemocomponentes

Ato médico de transfundir componentes sanguíneos (plasma, plaquetas, hemácias, leucócitos, etc.) colhidos de um doador saudável, para o sistema circulatório de um receptor.

Aférese Terapêutica (Plasmaférese, Citaférese,
Plaquetaférese e Eritrocitaférese)

Aférese é um procedimento no qual um componente sanguíneo é separado e removido do organismo através da utilização de um equipamento automatizado. Esta terapia é realizada com a finalidade de remover uma substância anormal, ou presente em excesso na circulação, no tratamento de uma determinada doença.

Autotransfusão por Recuperação
Intraoperatória de Sangue

A recuperação intraoperatória de sangue consiste em “aspirar” sangue do campo cirúrgico, centrifugar, concentrar e lavar as hemácias, armazenando-as em uma bolsa de transferência para reinfundir no próprio paciente, permitindo, assim, a recuperação do sangue que seria perdido durante a cirurgia. Atualmente, é a alternativa mais segura e eficaz para reduzir o risco relacionado à exposição alogênica de componentes sanguíneos em cirurgias.

Suporte e Implantação para
Transplante de Medula Óssea

Realizamos todo o suporte transfusional próprio para pacientes em transplante de medula óssea, oferecendo hemocomponentes específicos (aféreses, irradiados, fenotipados, etc.) para o procedimento, com equipes de enfermeiros e médicos especializados. Oferecemos também suporte para planejamento e estruturação das instalações e adequação dos serviços humanos necessários para novas unidades de TMO.

Autotransfusão
Programada

Sendo uma modalidade de transfusão autóloga, esta técnica consiste na pré-coleta do sangue do paciente para que, em um momento posterior (na maioria das vezes, em um procedimento cirúrgico), o sangue seja reintroduzido no paciente caso este necessite.

Rede Própria de Laboratórios de Referência
de Imuno-Hematologia Avançada

Laboratórios especializados em testes na área de Imunohematologia, garantindo resolução de qualquer situação pré-transfusional que exija esses exames.

Transfusão Ambulatorial
de Hemocomponentes

Ato transfusional realizado em ambiente de ambulatório, sem necessidade de internação.

Coleta de Plaquetas
por Aférese

Trata-se de um processo de aférese que é realizado em um doador de sangue, sem finalidades terapêuticas para o doador. O hemocomponente gerado por essa coleta é utilizado para fins transfusionais, ou seja, será utilizado em outra pessoa, um paciente que precisa daquele componente sanguíneo. A unidade de plaquetas colhida por aférese tem cerca de 8 vezes mais plaquetas do que uma unidade colhida em uma doação normal.

Coleta e Criopreservação de
Célula-Tronco Hematopoiética

Refere-se ao processo de aférese em que são coletadas as células-tronco hematopoiéticas para preparo e congelamento (criopreservação). A criopreservação mantém as células coletadas viáveis até o momento da reinfusão, em um transplante de medula óssea.

Preparo de Hemocomponentes
para Cirurgias Seguras

Quando há necessidade de preparo (reserva) pré-operatório de sangue para cirurgia, realizamos todos os testes pré-transfusionais e procedimentos necessários para que o hemocomponente esteja imediatamente disponível no momento do procedimento, com planejamento antecipado. Dessa forma, garantimos o atendimento da demanda transfusional para cada tipo de cirurgia, o que faz parte do que chamamos de “protocolos de cirurgia segura”.

Implantação de Protocolos de Hemocomponentes Modificados de Acordo com o Perfil dos Hospitais

O Grupo GSH estabelece em todos os hospitais protocolos bem definidos para uso de hemocomponentes especiais e modificados, indicados para grupos específicos de pacientes, garantindo a maior segurança transfusional possível para cada paciente, individualizando seu tratamento hemoterápico.

Sangria Terapêutica

A sangria é uma modalidade de tratamento médico que estabelece a retirada de um determinado volume de sangue do paciente para tratamento de diversas doenças.

Menu